19 DICAS PARA VENCER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Oradores e pregadores iniciantes, que sentem dificuldades em controlar o medo diante de um auditório, apreciarão as dicas abaixo. Com isso alguém perguntará: Como controlar o medo diante de um público? Qual o segredo para um discurso de sucesso?

 

Contudo salientamos que não existe uma fórmula milagrosa para vencer o medo de falar em público, mas uma série de recomendações que em conjunto o ajudarão neste sentido:

1.Domine o assunto sobre o qual irá falar

Se não tiver tempo para dominar totalmente o assunto, use roteiros simplificados e projeções. Não abuse destes recursos para não evidenciar falta de preparo. Procure saber mais do que irá expor. Imagine as perguntas que a platéia possivelmente poderá fazer. Estude as possíveis respostas. Reduza toda a possibilidade de risco de se perder, esquecer ou confundir o assunto.

2.Pratique o que vai falar

O ensaio é importante para quem vai falar e pretende fazer uma boa apresentação. Organize uma seqüência ideal para falar. Treine em casa e no local um pouco antes da apresentação. Oradores renomados como Billy Graham, costumavam treinar seus discursos diante do espelho.

3.Procure se conhecer

Saiba como as pessoas o vêem. Se possível use um gravador: se familiarizará com o volume da sua voz, pronúncia, velocidade e outros aspectos dela. Faça gravações com textos diferentes. Poderá se ver sorrindo, sério, irritado etc.  Verifique suas falhas de comunicação, mas se esforce também para identificar os aspectos positivos. Gere a autoconfiança que precisa. O autoconhecimento permite que a pessoa saiba quem é, como os outros o vêem e ouvem. Em geral a imagem que fazemos de nós mesmo é pior do que aquela que os outros de fato observam. Com o autoconhecimento você não terá dúvidas sobre sua capacidade.

4.Faça contatos com os ouvintes antes de falar.

Funciona como quebra-gelo. Você ficará mais à vontade por não ter de lidar com ouvintes totalmente estranhos. Cumprimente os ouvintes logo na entrada do auditório. Converse com eles, sorria, mostre-se familiarizado com o seu público.

5.Use todas as oportunidades para falar em público.

Para que possa se acostumar com a idéia de estar diante de públicos, é de suma importância tirar proveito de todas as oportunidades de falar em público. Por exemplo:

Nas reuniões de condomínio, na empresa em que trabalha, no clube, na Igreja, na sala de aula. Enfim, em qualquer lugar que haja público, você poderá praticar mais e ganhar confiança. Quanto mais apresentações você fizer, melhor se sairá nas próximas.

6.Não elimine totalmente seu medo, controle-os.

O que precisa ser combatido é o medo excessivo e descontrolado. Oradores experientes são eficientes porque controlam o medo, não porque eliminam. Sempre haverá algo desconhecido que nos deixa com receio. Isto é positivo porque nos mantêm atentos. Uma pessoa totalmente segura, despreocupada, correrá o risco de se tornar negligente ou arrogante. Trabalhe para controlar o seu medo, não para eliminá-lo.

7.Transforme nervosismo em entusiasmo.

O nervosismo quando controlado ajuda o orador a produzir mais diante do público. Aproveite esta energia nervosa e canalize-a para a fala, colocando emoção nas palavras e dar vida ao discurso. Adrenalina e emoção são duas coisas inteiramente ligadas. Faça-as trabalharem em sintonia, não uma contra a outra. O entusiasmo pode ser transmitido pela voz, gestos e sorriso. O entusiasmo ajuda conquistar o público.

8.Imagine sempre o sucesso do discurso.

É comum produzirmos acontecimento futuros negativos, tais como: “vou dar vexame”, “ficarei nervoso” entre outros. Tais pensamentos limitam o potencial de comunicação e a profecia muitas vezes se realiza. De tanto você pensar que vai dar errado, você se condiciona a isso, sua mente bloqueia, seu psicológico cai, então acaba acontecendo. Sugiro substituir cenas desastrosas por vencedoras: aplausos, elogios da audiência, etc. Pense no tempo que você gastou preparando-se. Lembre-se também que mesmo preparado todos ficam nervosos, isso é normal. Simplesmente mantenha o controle da situação, “desligue” um pouco os nervos e visualize fazendo um grande discurso de sucesso.

9.Desenvolva sua auto-estima.

A extinção das idéias negativas que fazemos sobre nós mesmos ocorre quando condicionamos a mente com pensamentos construtivos. Você precisa estimular idéias positivas a seu próprio respeito, não de maneira orgulhosa, mas de maneira coerente. Repita isso sempre antes de iniciar um discurso. Sua auto-estima se elevará, ficando mais fácil de lidar com situações difíceis.

10.Veja você como pessoa normal.

Ter medo de falar em público é a coisa mais natural do mundo e está entre os primeiros lugares nos tipos de medo que sentimos. Pensar que você é alguém normal, azarado, inferior, sem talento para falar em público, só irá agravar a situação. A maioria das pessoas tem medo de falar em público, não há problema algum ter medo, basta apenas que possamos regulá-los. Mesmo com a experiência que adquiri através de alguns anos, ainda hoje tremo e sinto os joelhos baterem um no outro pelo menos no inicio de um discurso. Até mesmo renomados oradores como o evangelista norte-americano Billy Graham e o Dr. Martin Luther King afirmaram se sentirem desconfortáveis diante de um público, no começo de seus ministérios. No entanto, hoje sabemos o tipo de impacto que seus discursos causaram no mundo todo.

11.Falar para um público deve ser encarado como uma honra.

São poucas as pessoas que têm condições e a oportunidade de falar para uma platéia. Você é uma pessoa privilegiada. Aproveite deste princípio e invista toda sua energia para preparar um ótimo discurso. Recompense seu público por conceder-lhe o privilégio de poder falar.

12.Pense menos nos seus problemas e mais no seu público.

O público quer ouvi-lo e merece atenção. Pare de pensar em seus problemas. Pense naqueles que deixaram suas casas, trabalho e foram ouvir você. O público quer ver um discurso, uma apresentação ou uma pregação bem sucedida. Para o auditório, o que lhes interessa é o que você está falando, não o que você está sentindo. Agarre-se à esta idéia e siga em frente.

13.Desperta o dom que há em ti.

Bons oradores se fazem através de muito trabalho e treinamento. Em qualquer atividade, pessoas aprendem mais facilmente que outras, mas todas podem exercê-la com sucesso e isto em qualquer área. Os melhores artistas, oradores, atletas, cientistas vencem porque treinam bastante e são disciplinados. Exercite-se muito!

14.Até mesmo os mais renomados oradores ficam nervosos.

Fazer uma palestra ou discursar não é uma tarefa comum. Você enfrenta situações diversas, algumas até sem a possibilidade de obter total controle, o que provoca tensão, expectativas e nervosismo. Por isso não espere ficar totalmente relaxado. Freqüentemente você percebe ou escuta um profissional da televisão dizer que fica nervoso quando fala em público.

15.Nunca revele o seu nervosismo para o público.

Só você sabe que está nervoso. Evite ter que revelar o seu nervosismo para o público. Raramente demonstramos o quanto estamos nervosos. Sempre que dou palestras sobre oratória ou homilética, costumo pedir aos alunos que dêem uma nota para o grau de nervosismo para o colega que se apresenta. Observo que sempre as notas são inferiores às que o aluno imaginou para ele mesmo. Uma coisa é o que você sente, outra o que transmite e fica visível para o auditório. Se o público não nota o seu grau de nervosismo, vá em frente e faça a apresentação.

16.Mantenha tudo em ordem.

O medo que algo dê errado durante a apresentação pode deixar você nervoso por antecipação. Para isso, certifique-se que todo o material de apoio, o esboço e os recursos audiovisuais estejam em ordem. A organização completa traz a segurança de que tudo vai dar certo. Faça uma lista de verificação e use-as a fim de prepara-se para a palestra. Assim poderá se concentrar mais em sua própria apresentação.

17.Respiração adequada.

Ciclo completo: Inspire pelo nariz contando quatro segundos, segure durante quatro segundos, expire pela boca durante quatro segundos. Repita o ciclo cerca de dez vezes ou mais. Procure um local isolado. Nunca respire de forma apressada e seguidamente. Poderá sentir tonturas.

18.Relaxamento.

Isole-se numa sala para relaxar, antes de iniciar a palestra. Desligue-se. Faça alongamento. Exercícios simples ajudarão você a reduzir a tensão e ganhar mais controle sobre o corpo.

19.Ore.

Lembre que Deus não ajuda negligentes. Treine, treine, treine!

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode