Curiosidades Bíblicas

 

- Um dos menores versículos bíblicos é o que mais revela a “humanidade” de Jesus (Jo 11.35)


- O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia (At 11.26; At 26.28; 1Pe 4.16)


- A pregação mais veloz descrita na Bíblia foi feita correndo ao lado de um “carro”, em um lugar deserto (At 8.26-30)


- Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia – até o romper da alva (At 20.7-11)


- A “Epístola da Alegria”, a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão, e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.


- Existe a citação de um outro Jó no primeiro livro da Bíblia (Gn 46.13)


- Além de tudo porque passou, Jó tinha um surpreendente conhecimento de astronomia para a sua época (Jó 9.9; 38.31-33)


- O maior profeta nunca realizou um milagre, mas foi o pregador mais convincente (Jo 10.41,42)


- A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sob a orientação de um sacerdote (Ex 18.13-26)


- O nascimento de uma menina tinha o dobro do “resguardo” do que um menino (Lv 12.2-5)


- 700 homens canhotos atiravam pedras com uma funda e acertavam num fio de cabelo sem errar (Jz 20.16)


- A gozação feita por 42 rapazes, chamando um profeta de Deus de careca (calvo) teve um triste fim (2Rs 2.23)


- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje (Na 2.4)


- A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina a tempos (Tg 5.4)


- A mensagem através de “out-door” é uma citação bíblica detalhada (Hc 2.2)


- O primeiro maratonista, correu contra um carro veloz “pilotado” por um rei e ganhou (1Rs 18.45,46)


- O “dia da noiva” mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida (Es 2.12)


- O nome mais comprido e estranho de toda Bíblia é: Maersalalhasbaz – filho de Isaías (Is 8.3,4)


- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Jz 16.19)


- Deus foi comparado a uma águia e uma galinha (Dt 32.11; Mt 23.37)


- A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão (Gn 3.17,18)


- O dilúvio não foi apenas uma grande chuva; foi a primeira chuva que veio sobre a terra (Gn 2.6; 7.4)


- Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua unidade. Foi escrita num período de 1500 anos por mais de 40 autores, tendo uma completa harmonia


- A frase: “Não temais” aparece na Bíblia 366 vezes


- A primeira citação da redondeza da terra, confirmava a idéia de Galileu de um planeta esférico (Is 40.22)


- A Arca de Noé media 134m de comprimento, 23m de largura e 14 de altura; sua área total nos três pisos era de 9.250m² e um volume total de 43.150m³ aproximadamente; o que a torna próxima das embarcações atuais (Gn 6.15,16)


- As tábuas da lei feitas por Deus foram quebradas por Moisés e, depois feitas por Moisés e reescritas por Deus (Ex 34.11)


- Moisés fez o povo beber ouro, do bezerro da desobediência (Ex 32.19,20)


- O movimento ecológico começou por um alerta de Deus (Ex 23.28,29)


- O maior reino descrito na Bíblia, tinha 127 províncias e se estendia da Índia até a Etiópia, e era comandado pelo rei Assuero (Es 1.1)


- Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais (Am 6.5)


- Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana (1Sm 16.1-13; 2Sm 2.4; 1Cr 11.1-3)


- Salomão não era o único sábio, haviam mais 4 sábios (1Rs 4.29-31)


- Grande parte das pregações de Jesus foram feitas por ele assentado (Mt 5.1,2; Lc 4.20,21; Lc 5.3)


- O tio e a tia de Jesus converteram-se na sua pregação antes da crucificação (Lc 24.13-18; Jo 19.25)


- O “sermão do monte” foi repetido por Jesus no que podia ser chamado “sermão da planície” (Mt 5.1; Lc 6.17)


- Um curioso e desavisado foi forçado a carregar a cruz com Jesus (Mt 27.23; Mc 15.21; Lc 23.26)

O capítulo mais curto da Bíblia é o Salmo 117.
 
O capítulo que está no centro da Bíblia é o Salmo 118.
 
O capítulo mais comprido da Bíblia é o Salmo 119.
 
Há 594 capítulos antes do Salmo 118.
 
Há 594 capítulos depois do Salmo 118.
 
Se somar estes dois números totalizam 1188.
 
O versículo que está no centro da Bíblia é o Salmo 118:8
 
Esse versículo diz algo muito importante sobre a perfeita vontade de Deus para nossas vidas?
 
Leiam e falem a respeito aos seus amigos (as), e, não só isso, mas passem a utilizá-la no seu dia a dia. Certamente você aprenderá muito mais com o Senhor.
 
Da próxima vez que alguém te disser que tem o interesse de conhecer a vontade de Deus para sua vida e que deseja estar no centro da Sua Vontade, indique a ele o centro de Sua Palavra (a Bíblia), que "É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.". Salmos 118:8.
 
"O caminho do homem é todo perverso e estranho, porém a obra do homem puro é reta.". Provérbios 21:8.
 
Agora, me diga, você acha que seria apenas uma casualidade ou simplesmente coincidência?
 
Ou realmente estaria Deus no centro da Bíblia?
 
Se ainda não está convencido (a), existem ainda muitas outras peculiaridades na Bíblia Sagrada, para que você analise, citarei mais algumas delas.
 
O Salmo 22 é alfabético - um versículo para cada letra hebraica.
 
O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondentes aos 66 livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do Antigo Testamento. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do Novo testamento. O Novo Testamento termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías (66:22). O próprio nome Isaías tem semelhança com o que Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus Jeová é Salvação.
 
O Salmo 119, citado acima, que é o mais longo da Bíblia, tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada. O número 22 corresponde ao de letras do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra do referido do alfabeto, e em cada seção dos versículos começam com a letra da respectiva seção. Ali, em hebraico, os capítulos 1,2 e 4 têm 22 versículos cada, correspondendo ás 22 letras do alfabeto, de Álefe a Tau. Porém o capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, a mesma letra do alfabeto.

 

Um curioso desavisado foi lançado a carregar a cruz de Jesus. (Mt 27:23, Mc 15:21 e Lc 6:17).
 


 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode