A história

 

Uma igreja que Nasceu como pérola de uma dor!

No ano de 1957, Pastor Paulino Batista do Distrito São José, saiu para fazer evangelismo no bairro antes conhecido como Vila São José, onde chegou em casa na Rua São Guilherme era só mato e vassoural, tinha uma estradinha bem pequena de chão batido, agora uma rua asfaltada e larga, era em frente ao número 622 onde morava Fernando Fraga "o carrieiro" assim ele era conhecido, pois trabalhava com couro de animais, fazendo arreios para carroças, laços e chicotes. Sua esposa Maria Maximilia dos Santos Fraga, muito enferma e com uma fraqueza terrível nas pernas, que a impossibilitava de caminhar por isso era carregada no colo, o casal já havia escutado falar de Jesus, ela pedia muito a Deus para que mandasse alguém para falar mais de cristo a ela, pois ela estava impossibilitada de ir a igreja devido sua enfermidade. Crendo assim que Deus enviou o Pastor Paulino que chegando na casa deles e foi recebido com muita alegria pois ele foi visitá-la para falar de Jesus, o Sr. Fernando logo trouxe com muito orgulho uma bíblia que havia ganho de sua filha Palmira, que após ouvir a pregação do Pastor Paulino aceitou a Jesus como Salvador e se desfizeram de suas crenças, desde então começaram a fazer cultos domésticos em sua casa todas às quartas feiras as 14:30hs. Muitas pessoas começaram a freqüentar os cultos realizados em sua casa chegando a ficar lotada e as pessoas tendo que assistir os cultos do lado de fora  sendo assim se tornou um ponto de pregação com irmãos convidados pelo Pastor Paulino do distrito são Jose.

O Nome Santa Maria é porque na época o transporte era feito por uma caminhonete pequena que era verde e vermelha e era conhecida como caminhoneta Santa Maria.

A vila deste lado do morro era conhecida como vila Santa Maria, a caminhoneta pertencia ao saudoso irmão Oscar Protásio Lopes dos Santos, então nos dias de culto os irmãos subiam na caminhoneta e pediam para descer no fim da linha da Santa Maria no ponto de pregação Santa Maria o nome ficou sendo esse mesmo, na metade do ano de 1960 a irmã Corrucha como era conhecida ficou com sua saúde muito debilitada e então teve que ir morar com sua uma filha, foi conversado com o Pastor Paulino Batista para suspender o Ponto de pregação, mas como já havia muitas pessoas freqüentando os cultos conseguiram transferir os cultos para outra casa na Rua Santo Alfredo nº 815 e ali nascia a Congregação Sta. Maria no começo de 1961.

No dia 24 de abril de 1965 a irmã Maria Maximilia dos Santos Fraga descansou no senhor (faleceu) mas no seu lar nasceu um lugar onde muitas almas se converteram a Jesus Cristo. A congregação ficou por alguns anos na Rua Santo Alfredo nº 815 o dono pediu o imóvel e ela então passou para o nº 879 da mesma rua em aluguel na propriedade do irmão Jose Araujo. Atualmente a igreja encontra-se na mesma rua porem no nº 525 com endereço fixo, vieram muitas lutas é verdade, mas em todas as lutas Deus nos deu muitas lindas e completas vitorias.

Pastores que estiveram na frente deste trabalho do Distrito Sta. Maria

Pastor Paulino Batista  (1961) Fundador

Enc. Ludgenio e Esposa

Enc. João Nascimento

Enc. Francisco (Chiquinho)

Enc. Celso machado

Enc. Alcibíades

Enc. Clodoaldo

Enc. Nelci Rodrigues

Enc. Sebastião Rodrigues

Enc. Pedro Cunha

Enc. Dorival Borges Martins

Enc. Mar Machado

Enc. Araci Carlos Fagundes

Enc. Antonio Dorival machado

Enc. Teodoro Fogaça

Enc. Juvêncio Ávila         

Enc. Afonso dos Reis

Enc. Paulo Moreira

Enc. Joãzinho Oliveira

Enc. Emidio Paz de Melo

Enc. Ernani viganico da Silva

Enc. José Aníbal Kiefer

Enc. Nelson da Rosa Fragoso (Atual 2010)

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode